[Tutorial]Tutorial para iniciantes no RPG Maker XP Parte 3

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial]Tutorial para iniciantes no RPG Maker XP Parte 3

Mensagem  batataroxa em Qui Jan 08, 2009 1:58 pm

TUTORIAL PARA INICIANTES PARTE 3
Comando de Evento

Esta paleta em brando é a mais importante de um evento, pois é aqui que o evento ganha vida, ou seja, é aqui que se define o que o evento vai ser e fazer com o personagem. Como nosso evento é uma porta, vamos testar três coisas depois de dar uma definição de cada opção que consta na aba de eventos. Vá a uma linha em branco e aperte enter, a paleta de eventos irá surgir:



ABA1:

1. Mostrar mensagem: O evento mostrará uma mensagem que tu previamente vai escrever em uma tela que surgirá.
2. Mostrar escolhas: Mostrará uma tela com quatro escolhas possíveis, que tu vais predeterminar para seu personagem escolher, obs.: o padrão é Sim e Não.
3. Armazenar número: Armazenará um número que poderá ser usado de inúmeras maneiras com variáveis e switchs, mas isto já bem mais complicado, portando não falaremos disso neste tutorial.
4. Opções de Mensagem: Aqui você define onde sua Mensagem irá aparecer, e se ela irá aparecer com ou sem a borda que normalmente aparece.
5. Variável: Definir uma variável que será usada pressionando uma tecla no momento em que aquele evento acontecer, mas meio complicado, não recomendo um jogador iniciante usar isto ainda até entender como funcionam switchs e variáveis.
6. Esperar: Tu podes botar um tempo de espera que não acontece nada na tela, dica: divida o número de frames por 20 para saber isso em segundos.
7. Comentário: Serve normalmente para utilizar Scripts como o ABS e XMS, não sei qual outra utilidade para isso.
8. Condições: Uma das coisas mais importantes no RMXP, uma condição determina se um evento vai acontecer ou não, dependendo do que já aconteceu antes, então, isso serve como no exemplo. Para abrir uma porta seria necessário ter o item “chave” por exemplo, ou para seguir por uma floresta é necessário possuir nível 10 ou mais, é uma opção indispensável de se conhecer.
9. Ciclo: Aqui tu podes criar um ciclo que vai acontecer até que seja interrompido.
10. Romper ciclo: Bem, serve para terminar com um ciclo
11. Parar Evento: Serve para fazer com que um evento pare de acontecer.
12. Apagar evento temporário: Serve para aquele dilema, como eu faço pra apagar um monstro quando ele morre e fazer ele voltar quando saio e volto para este mapa?
Simples use esta opção após iniciar uma batalha.
13. Evento Comum: Inicia um evento comum que tu previamente criaste na data base.
14. Label: Serve para vc marcar o inicio de uma sequencia de comandos e quanto quiser executa-la de novo coloque "ir para a Label".
15. Ir para Label: Idem de Label.
16. Opções de Switch: Ativa ou desativa uma Switch (Aprenderemos isso em uma outra aula).
17. Opções de Variável: Ótimo para criar um evento a partir do que tu fazes durante o jogo inteiro, pois tu podes aumentar uma variável qualquer fazendo por exemplo a bondade, e diminuir por exemplo ao fazer alguma coisa ruim. No fim junta-se tudo isso e define-se um valor que será divisório entre ativar uma opção ou não.. Gosto de usar isso para saber se um personagem vai para o inferno ou para o céu (Novamente será explicado mais detalhadamente em outra aula pois este assunto é de intermediário a difícil).
18. Controle de Switch local: Uma das ferramentas mais importantes para coisas de gênero: Abriu um baú, pegou um tesouro, e depois que abriu o baú fica vazio. Isso é muito simples de se fazer. Ative uma switch local A na primeira página de eventos, depois na segunda página coloque o gráfico que queres q teu “baú” se transforme e coloque como condição para acontecer a switch local A. Simples prática e poderosa ferramenta! Obs.: Só funciona com este único evento, ou seja, poderás fazer milhões de switch locais A em vários eventos, mas esta só funcionará para este evento. (Talvez isso seja abordado numa aula mais intermediária)
19. Operações de tempo: Serve para iniciar uma contagem regressiva na tela e para que aconteça alguma coisa quando ela acabar, ou parar uma contagem regressiva já iniciada. É muito utilizada para coisas como, se tu não saíres daqui em 1 minuto vai morrr, para isso ative a opção de tempo e no fim coloque chamar tela de game over.
20. Mudar dinheiro: Aumenta ou diminui o dinehiro do personagem de acordo com o valor de uma constante que tu irás determinar, ou de uma variável pré determinada.
21. Mudar Itens: Funciona da mesma forma que a opção mudar dinheiro, mas se aplica aos itens (obs.: aqui você deve escolher qual item você quer diminuir ou aumentar).
22. Mudar Arma: Mesma coisa que mudar itens, mas se aplica as armas.
23. Mudar Armadura: Mesma coisa que mudar itens e armas, mas se aplica as armaduras.
24. Mudar Grupo: Aqui tu podes adicionar ou remover uma pessoa no teu grupo (obs.: deixe ativada a opção iniciar)
25. Mudar Gráfico do Sistema: Aqui faz exatamente o que o nome diz, muda o gráfico do sistema, também chamado de Windowskin.
26. Mudar BGM de batalha: Muda a musica que será tocada quando uma batalha começar.
27. Mudar ME de batalha: Muda o som que dá quando uma batalha termina com vitória sua.
28. Opção de Save: Aqui pode-se ou não permitir que o save seja usado.
29. Opção de Menu: Aqui tu podes permitir ou não que o menu seja chamado.
30. Opção de Encontros: Aqui tu defines se um encontro será permitido ou não.

ABA 2:

1. Teletransporte: Aqui tu defines para onde o teu personagem irá quando este evento for acionado. Tu podes especificar trocando com a opção ESPECIFICAR que eu aconselho, ou especificando por variável, que pode ser mais difícil.
2. Posição de evento: Aqui tu especificas da mesma forma que o teletransporte por variáveis ou não, mas isto funciona para o local onde este evento vai ser teletransportado quando ativado.
3. Movimento da tela: Aqui tu podes dar movimento a tela e especificar se ela vai para cima, para baixo ou para os lados, a que distância, e a que velocidade.
4. Opções do Mapa: Aqui tu especificas qual o gráfico de panorama ficará no teu mapa e aparecerá nos lugares “transparentes” Qual o gráfico de panorama aparecerá em uma batalha, e qual gráfico de névoa (fog), o seu mapa terá.
5. Opacidade da névoa: Aqui tu especificas a opacidade da névoa.
6. Mostrar Animação: Aqui mostra uma animação predeterminada na data base.
7. Mudar Transparência: Muda a transparência de teu personagem, para ficar totalmente invisível ou voltar ao normal.
8. Mover Evento: Uma aba um tanto quanto extensa que serve para dar movimento a um evento ou até ao teu personagem, assim como tu te movimentas pela tela, mas isto pode ser usado de várias formas, como por exemplo mover uma pedra para a direção contrária a que tu empurras, mas isso é matéria para outros tutoriais que ensinam exatamente isto, só estou dizendo para que serva cada coisa.
9. Esperar Fim do movimento: Espera que o movimento da opção anterior se cumpra para liberar o personagem para andar novamente.
10. Preparar Transição: Prepara uma transição que ocorrerá.
11. Executar transição: Executa uma transição predeterminada na data base, é muito usada para, por exemplo, parecer que o personagem dormiu durante horas, ou muitas coisas.
12. Cor da Tela: Muda a cor da tela para a cor escolhida.
13. Efeito Flash: Da um efeito de Flash com a cor escolhida durante o tempo determinado. Padrão de 20 frames, ou 1 segundo.
14. Efeito tremor: Da um efeito de tremor com uma força e velocidade determinadas por ti, e durante o tempo que tu determinares.
15. Mostrar imagem: Mostra uma imagem na tela de acordo com as coordenadas X e Y que tu colocares.
16. Mover imagem: Move uma imagem previamente posta na tela.
17. Girar Imagem: Gira uma imagem previamente posta na tela.
18. Tonalidade da imagem: Muda a tonalidade da imagem na tela durante um tempo em frames.
19. Deletar Imagem: Deleta uma imagem que esteja na tela.
20. Opções de Clima: Coloca climas padrões do RMXP durante um número de Frames determinados. (Chuva, Tempestade e Neve)
21. Reproduzir BGM: Reproduzir uma música BGM.
22. Parar BGM: Para uma música BGM que esteja tocando.
23. Memorizar BGM / BGS: Sinceramente não sei pra que isso serve.
24. Reproduzir Memorizados: Certamente é pra reproduzir esses BGM BGS memorizados.
25. Reproduzir ME: Reproduz um ME, simples não?
26. Reproduzir SE: Reproduz um som SE, como aquele do mouse.
27. Parar SE: Para a reprodução de um SE.

ABA 3:

1. Iniciar Batalha: É aqui que se inicia Uma batalha Padrão do RMXP, aqui tu escolhes qual inimigo irá enfrentar. Um inimigo previamente criado na data base. E escolhe também se será permitida Fuga e se tu irás continuar jogando quando perder.
2. Inserir Loja: Aqui tu inicia uma loja com os itens que queres que a loja venda, está divido estes itens em Arma, itens e Armaduras, tudo previamente criado na data base.
3. Inserir nome do Herói: Aqui tu pode ativar um menu que permite que o personagem troque seu nome, e tu que dizes o número máximo de caracteres.
4. Mudar HP: Aqui tu mudas o hp de acordo como escolheres, se será de todo grupo de personagens ou só do herói, ou escolhe por cada personagem do grupo. Define Também se irá aumentar ou diminuir de acordo com uma constante determinada na hora, ou de uma variável predeterminada.
5. Mudar MP: Exatamente igual ao mudar HP, porém funciona com o MP do personagem.
6. Mudar Status: Muda o Status do teu personagem, ou de todo o grupo, ou de cada componente no grupo, para um desses status predeterminados, Morto, Cego, Surdo, Confuso, etc. Ou então remove um status atual.
7. Curar Tudo: Bem, esta ferramenta cura tudo, de todos os aliados, ou do personagem, ou até de cada um do grupo em separado.
8. Mudar EXP: Muda a experiência do personagem de acordo com a constante que tu determinares, pode aumentar e diminuir, ou especificar por variável.
9. Mudar Nível do Personagem: Muda o nível do personagem, da mesma maneira de mudar Exp, porém se aplica ao nível e também pode ser reduzido.
10. Mudar parâmetros: Isso funciona mudando o HP, ou MP máximo, ou força, defesa, destreza etc, usando o valor de uma constante ou variável, é muito fácil de usar.
11. Mudar Habilidades: Aqui você pode fazer com que um personagem aprenda, ou perca uma habilidade predefinida na data base.
12. Mudar equipamento: Aqui tu mudas qual a arma, armadura, elmo, escudo e acessórios teu personagem está equipando, muito útil também.
13. Mudar nome do herói: Aqui tu podes mudar o nome do teu herói a partir de um que tu irás escolher previamente ao invés de abrir um menu para tu mesmo escolheres durante o jogo.
14. Mudar Classe: Simples, aqui tu mudas a classe predefinida na data base de um dos personagens do teu grupo, para outra predefinida.
15. Mudar Gráfico do Herói: Aqui tu mudas o gráfico de CHAR e o de Batalha de um dos heróis do teu grupo.
16. Mudar HP do inimigo: Funciona da mesma forma do Mudar HP, mas é usado para inimigos.
17. Mudar MP do inimigo: Igual a opção anterior, porém se aplica ao MP do inimigo.
18. Mudar Status do inimigo: Funciona da mesma forma que a opção de mudar status do herói, mas é aplicável ao inimigo.
19. Curar Inimigo: Cura o Inimigo que tu escolheres.
20. Aparição Inimiga: Aqui tu defines uma aparição de um inimigo.
21. Transformação do inimigo: Aqui tu defines se o inimigo vai se transformar em outro inimigo pré-criado na data base..
22. Mostrar animação: Mostra uma animação ao inimigo ou ao herói.
23. Receber Dano: Aqui tu podes definir o dano que um personagem ou inimigo vai levar através de uma constante ou variável.
24. Forçar Ação: Esta opção força teu personagem ou o inimigo a fazer alguma coisa, seja atacar, fugir ou defender.
25. Parar Batalha: Aqui para a batalha .
26. Chamar Menu: Simples também, chama o Menu, onde tu podes fazer alguma coisa antes de continuar.
27. Chamar Menu de Save: Da mesma forma que chamar menu, mas chama diretamente o Menu do Save.
28. Game over: Chama a tela game over, hahahahha.
29. Voltar a tela do título: Volta a tela do título, onde diz, Iniciar, continuar, sair...
30. Chamar Script: Chama um script (mas isto já é bem mais avançado)

Agora que tu já tens uma noção de como se mapeia um jogo e como funciona cada uma das opções de eventos.
FIM DA PARTE 3

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

Ver perfil do usuário http://brrpgmaker.forumeiro.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum