[Tutorial]Aula 1: Conceitos básicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial]Aula 1: Conceitos básicos

Mensagem  batataroxa em Qui Jan 08, 2009 7:36 pm

Aula 1: Conceitos Básicos de Programação

COMEÇANDO:
É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.

A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.

O que são Objetos ?
Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
Objetos são manipulados através de seus métodos.
Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.

Traduzindo:
Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.

EXEMPLO1:
Faça a representação de uma lâmpada:
Uma lâmpada pode estar ligada ou desligada.

Assim temos:
Objeto Lâmpada
Métodos do Objeto: acender e apagar

EXEMPLO2:
Faça a representação de um portão automático de garagem.
Um portão pode estar aberto ou fechado.

Objeto: Portão
Métodos: abrir e fechar
Bom depois desses exemplos creio eu que as coisas ficaram mais claras. XD

Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:

Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.
Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.

Exercícios:
Modelo:
Faça a representação de uma sinaleira:
• Uma sinaleira pode estar em um de três estados: vermelho, amarelo ou verde.
• Quando se solicita, ela passa para o próximo estado (vermelho < amarelo < verde, e assim por diante).
• Desenhe a representação do objeto com seus métodos

Resposta.
Objeto: Sinaleira
Método: Mudar estado
O que o método faz:
se a sinaleira esta no verde ela passa pro amarelo, se esta no amarelo passa pro vermelho e do vermelho passa para o verde.

1)Faça a representação de uma lâmpada que possui um dimmer:
• O dimmer permite que se aumente ou diminua a intensidade da lâmpada.
• A intensidade varia de 1 a 10.

2)Faça a representação de um carro. Deve ser possível:
• Ligar ou desligar o carro.
• Acelerar ou desacelerar o carro.
• Frear o carro (o uso do freio implica em desacelerar mais rápido).
• Mostrar a sua velocidade.

3)Faça a representação de um parquímetro:
• Só podem ser usadas moedas de R$ 1,00.
• Botão verde: imprime um ticket válido por 1h (que custa R$ 2,00)
• Botão vermelho: imprime um ticket válido por 2hs (que custa R$ 4,00).

OBS.: esses exercícios todos podem parecer meio "fora da casinha", mas entender esses conceitos são o primeiro passo para a programação, mas para os apressados, não se preocupem, já teremos conteúdos práticos na próxima aula!


Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc...

Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...

Primeiro abra o seu editor de script, vá até o main, lá você encontrará $scene = Scene_Title.new, isso é, um objeto (o $scene)! OH! Existem vários tipos de objetos este que eu citei o "maior" de todos, é o objeto chamado $scene, ele é quem controla o que você vê na tela (na verdade quem controla é o Graphics, mas vamos deixar isso para depois), ou seja até a sua tela é um objeto, para ver mais alguns exemplos bem abrangentes, vá até o Scene_Title, você vai notar que em algumas partes do código tem vários nomes iniciados com $, esses são objetos do jogo, como personagens, habilidades, inimigos e etc. ATENÇÃO: existem vários outros tipos de objetos e não guie-se pelo $, pois não precisa ter isso para ser tal coisa, na verdade se formos pensar de forma abrangente, todas as palavras em preto nos códigos são objetos ou referencia aos mesmos, muitos não?! Por isso a importância de entender eles como um todo.
Vamos agora ver os métodos, o que é um método? Abra um script qualquer e procure por uma palavra em azul, procure por def, esse é o comando para criar um método, (def = definição) assim você também deve ter reparado que temos muitos métodos, depois estudaremos o que não pode faltar em um script como classes, métodos e atributos(todo o script se resume a isso).
Falta agora os atributos, mas esse é fácil, o que não pode faltar em um personagem? Nome, experiência, hp, sp... tudo isso são atributos, fácil né! Pense nisso!

Exercícios:
Liste 5 objetos, métodos e atributos do RGSS e RGSS2 (não valem iguais e são 5 de cada!)

Tags de Busca

RGSS
RGSS2
Curso
Conceitos Básicos
Tutorial por Anderson Porto todos os creditos e direitos vao para ele

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

Ver perfil do usuário http://brrpgmaker.forumeiro.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum