[2ª aula de TM] Claves (Continuação), Linhas e Espaços Suplementares e Altura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[2ª aula de TM] Claves (Continuação), Linhas e Espaços Suplementares e Altura

Mensagem  Heckt em Dom Jan 11, 2009 4:29 am

E aí povo! Razz
Como estão? ^^

Clique aqui para ver a Primeira Aula!
Assunto: Propriedades do Som, Noção de Claves e Clave de Sol

(Caso não a tenha visto)


Estou trazendo aqui a 2ª aula =D
OBS.: A qualidade de algumas imagens estão ruim, mas o que importa é aprender ^^ Quando eu tiver tempo, vou alterar por imagens melhores =)

Afinal, por que dar aula de teoria musical num fórum de Rpg Maker? ¬¬
Bem, eu pretendo falar de composição musical para você comporem pros seus jogos ^^
Para compor é necessário saber a Teoria Musical, por isso que estou dando essas aulas.




Bem, hoje vamos continuar tratando de claves.

Claves (Continuação)


Na aula passada vimos que as claves dão nome às notas, a partir da linha em que estão escritas.

Cheguei a comentar que existem várias claves que não são mais usadas. Existem a clave de Sol na 1ª e 2ª linha, a clave de Fá na 3ª, 4ª e 5ª e a clave de Dó na 1ª, 2ª, 3ª e 4ª linha. Pois é, existem todas essas claves, que podem ser vistas na figura:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Porém, não são mais usadas as claves de Sol na 1ª linha, a Clave de Fá na 3ª e 5ª linha, e a de Dó é praticamente não usada (exceto por poucos instrumentos). Essas claves são mais usadas para estudo, mas na prática não são muito usadas.

Mas agora repare uma coisa: a Clave de Sol na 1ª linha tem ":" ("dois pontos") ao seu lado, enquanto a escrita na 2ª linha não tem. Por quê?
Bem, agora vem mais uma observação: os "dois pontos" servem pra indicar em que linha a clave está. Repare que a linha indicada está entre eles. Repare na Clave de Sol na 1ª linha.

Mas por quê a clave de sol não tem, portanto, um ponto acima da 2ª linha e um abaixo dela, indicando que ela está nessa linha? A resposta é: quando as duas claves eram usadas, a clave de Sol na 2ª linha tinha esses pontos, mas quando a da 1ª linha foi caindo no desuso, a da 2ª passou a não ter mais pontos, por ser a única clave de Sol. Eu coloquei entre parênteses porque alguns adotam a clave sem os pontos, mas os parênteses NÃO são usados em hipótese alguma.

No caso da clave de Fá, mesmo que se use muito mais a da 4ª linha, a da 3ª também é usada para estudos, sendo necessário, assim, os pontos.

Quanto à clave de Dó, repare que em seu desenho ela possui uma “seta” indicando em que linha está escrita, não sendo necessários os pontos.

Concluindo essa parte do estudo:

Claves usadas: Clave de Sol na 2ª linha, Clave de Fá na 4ª linha e Clave de Dó na 3ª e 4ª linha (essa última é um caso raro)
Claves quase não usadas ou não usadas: Clave de Sol na 1ª linha, Clave de Fá na 3ª e 5ª linha, Clave de Dó na 1ª e 2ª linha.
Os dois pontos indicam em que linha está escrita a clave.

Notas na Clave de Fá


Bem, como a clave de Fá que vamos trabalhar é a da 4ª linha, a nota que está na 4ª linha é o Fá, daí podemos deduzir todas as outras notas:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)

Linhas e Espaços Suplementares


Para compreender sobre o que vou falar agora, você deve compreender sobre uma propriedade do som, a altura. Existem notas com alturas diferentes, ou seja, existem vários Dó, vários Ré, etc... O que difere deles é de um ser mais grave ou mais agudo que o outro.
Mas na pauta, você percebe que só há 9 notas, e que apenas o Mi e Fá se repetem com alturas diferentes (os que estão no 4º espaço e 5ª linha são mais agudos dos que estão na 1ª linha e 1º espaço) na clave de Sol.

Então, como colocar sons mais agudos ou mais graves? Usamos as linhas e espaços suplementares. As que ficam acima da pauta são as superiores, e as que ficam abaixo são as inferiores. Veja na figura para entender:


(Superiores) (Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)



(Inferiores) (Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Elas são colocadas quando a nota é muito aguda, ou muito grave, apenas quando necessário, ou seja, ela não ficam ali sempre na pauta, "à espera" de uma nota. Analise a figura pra entender o que estou dizendo:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Repare na primeira nota (1), que está no 1º Espaço Suplementar Superior, não foram colocadas por exemplo, 3 linhas suplementares, pois não foram necessárias. Mas na 2º nota (2), repare que foram colocadas 3 linhas, pois eram necessárias.

Com as linhas suplementares, podemos achar as notas que vão de Dó a Dó na clave de Sol, vendo na figura:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


E também achamos as notas que vão de Dó a Dó na clave de Fá:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Enfim, é pra esse que serve o uso das linhas suplementares, e sabendo dele, podemos responder à seguinte pergunta:

Por que não usar apenas uma clave?

"Pois é, pra que complicar?", é o que todo mundo pensa.
Já basta ter que saber as notas em uma das claves, como também em outra, mas pra que?

Bem, a clave de Sol é usada para sons agudos, enquanto a clave de Fá é usada para sons graves. Os instrumentos que possuem muitas notas, como o piano, que vão dos graves aos agudos, necessitam das duas. Mas os instrumentos de sopro, em geral, por exemplo, não possuem tantas notas como o piano, por isso apenas uma clave é o suficiente, podendo ser a de Sol ou a de Fá.

Esses sons graves e agudos, ou seja, a altura de um som, é indicada por um número.

O Dó mais grave que foi mostrado na clave de Sol possui altura 3 ou 5 (existem duas numerações a respeito da altura, normalmente eu vejo mais se usando a primeira, portanto usarei ela nas imagens). Já o Dó mais próximo (acima) possui altura 4 (óbviamente, as notas ficam mais agudas, então os números crescem, quando as notas ficam mais graves, os numeros decrescem), e assim achamos todas as alturas das notas.

No caso da clave de Fá, o Dó mais agudo que foi mostrado é o Dó 3, ou seja, o mesmo que o Dó mais grave da clave de Sol, por isso podemos fazer uma conexão entre as claves, veja:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Como as notas Dó das duas claves são equivalentes, podemos explicar o uso da clave de Sol para sons agudos e a de Fá para sons graves. Como?
Bem, repare que se você tivesse que colocar notas mais graves na clave de Sol, você teria que colocar muitas linhas suplementares. Usando a clave de Fá essas linhas suplementares não seriam necessárias, pois estariam na pauta. Veja esse exemplo da nota Sol 2, na clave de Sol e de Fá:


(Clique aqui caso não consiga visualizar a imagem)


Repare que escrevendo essa nota na clave de Sol usamos duas linhas suplementares, enquanto na clave de Fá não usamos nenhuma, ela fica na pauta.
Por essa comodidade, a clave de Sol é usada para sons agudos e a de Fá para graves.

Algumas observações:

1 - Mesmo que haja essa comodidade, as linhas suplementares ainda são necessárias, para notas mais graves na clave de Fá ou notas mais agudas na clave de Sol.
2 - Em alguns casos, o autor de uma música prefere usar as linhas suplementares da clave de Sol para colocar um som grave do que optar para a clave de Fá (e vive-versa), portanto o que eu falei sobre o uso das claves em sons graves e agudos não é regra
3 - Existem mais notas acima da altura 5 ou abaixo da altura 1, mas nessa aula não vou mostrar muitas, para não ficar muito confuso.
4 - Existe mais uma clave, de a Clave de Percussão, mas falarei mais sobre ela futuramente.

Concluindo essa parte da aula
Linhas e Espaços Suplementares são usadas para notas muito graves ou agudas acima(superiores) ou abaixo(inferiores) da pauta.
A Clave de Sol é usada para sons agudos, geralmente com altura acima de 3 (ou 5, de acordo com a outra numeração)
A Clave de Fá é usada para sons graves, geralmente com altura abaixo de 3 (ou 5, de acordo com a outra numeração)

Compreender sobre as alturas é importanta para o uso de alguns programas, como o Fruity Loops ou o Midi Maker (se não me engano, eles usam a segunda numeração da qual falei, a numeração em que o Dó central é o 5). E saber a posição das notas na pauta e além dela (linhas e espaços suplementares) é importante para a escrita em programas de composição, como o Encore ou Note Worphy Composer.

Portanto, se você entendeu bem, é bom para continuar para a próxima aula. Se você não entendeu, explique sua dúvida, que a tirarei. Wink

Se você entendeu bem, é bom praticar, então passarei mais uma lição de casa ^^

Lição de Casa


Na aula anterior eu passei uma lição de casa de notas da clave de Sol apenas na pauta. Hoje trabalharemos com ela além, ou seja, com as linhas suplementares.
E também terá um exercício de dar nome às notas na clave de Fá, para vocês se acostumarem um pouco com ela (apenas na pauta, na próxima aula iremos trabalhar mais ela).
Quero que coloquem a altura das notas ao lado do seu nome, como fiz nas imagens dessa aula.
Recomendo que usem a numeração que usei nas imagens, e a partir dela deduzir as outras.
Mas recomendo, também, novamente, que não consultem a figura em que mostrei as notas musicais com suas alturas para fazer seu dever, pois aí você não estará treinando, e dificilmente estará aprendendo.

1º exercício: Dar nome às notas a partir da clave de Sol (então, lógicamente, o Sol está na 2ª linha e deduz-se resto):
http://img508.imageshack.us/img508/6231/exercciodecasaclavedesong8.jpg

2º exercício: Dar nome às notas a partir da clave de Fá (então, lógicamente, o Fá está na 4ª linha e deduz-se o resto):
http://img508.imageshack.us/img508/1480/exercciodecasaclavedefbf2.jpg

Assuntos da Próxima aula: Tempo musical, Sons, BPM




Qualquer dúvida, sugestão, crítica, enfim, algo faltando, me avisem, eu agradeço =)

Feliz Ano Novo! =D
Até a próxima aula! =)




Aula desenvolvida por Heckt 2 (Heckt)
Imagens obtidas pelo programa Encore (aula) e pelo programa Note Worphy Composer (lição de casa).

Heckt

Mensagens : 2
Data de inscrição : 11/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum