[Tutorial]Tutorial para iniciantes no RPG Maker XP Parte 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[Tutorial]Tutorial para iniciantes no RPG Maker XP Parte 2

Mensagem  batataroxa em Qui Jan 08, 2009 1:57 pm

TUTORIAL PARA INICIANTES PARTE 2
Começamos por criar um novo mapa...Vá à paleta dos mapas no canto esquerdo inferior onde diz:



Clique com o botão direito do mouse e escolha a opção propriedades do mapa. Nesta tela tu poderás definir qual tileset será escolhido para criar teu mapa atual, mas não queremos isso, então criaremos um novo mapa. Feche esta tela e clique com o botão direito do mouse novamente na pasta chamada TUTORIAL, escreva criar novo mapa, um mapa surgirá novinho para ti.



Por enquanto vamos nos concentrar em Tileset e a Largura e Altura do mapa. Isto será essencial para as próximas etapas. Na Largura e altura tu definirás quantos quadrados teu mapa terá, escolha para iniciar um mapa de 20 de largura e 15 de altura, o menor mapa que pode existir no RMXP.Troque também o TILESET do seu mapa. Mas que diabos é isso? Tileset é o gráfico de coisas que teu mapa terá, como por exemplo, uma árvore, uma casa, um baú... Tudo que consta em um tileset formará um mapa. Vamos escolher o tileset “Cidade do Campo 2”, e tentaremos criar o interior da sua barraquinha. Vamos lá, escolha o Tileset de Cidade do Campo 2 e dê Ok, para fazer o interior de uma casa não é necessário fazer coisas muito grande, e precisamos que o interior combine com o que existe do lado de fora, então se temos uma barraquinha, provavelmente por dentro teremos uma barraquinha! Comecemos por criar o chão e as paredes pelo layer1, selecione o layer 1 e comece, sua casa deverá estar deste jeito ao terminar:



Pedemos observar que construímos muito mais do que o chão, mas as bordas da casa e as paredes, tudo no layer 1, apesar de não estar parecendo com o que construímos fora. Aqui temos um belo exemplo de como construir uma casa por dentro, vamos a próxima etapa ainda no layer 1, que é criando peças na sua casa, por enquanto vamos criar um quarto com as mesmas coisas do layer 1 e formando uma abertura. Mas que diabos de abertura é essa? Vamos ver, mas por enquanto seu mapa deverá estar assim:



Como vemos, tudo ainda foi feito no layer 1, depois veremos porquê tu fizestes esta abertura, mas agora vamos dar um pulo no layer 2. Selecione o layer 2 e comece por criar camas, armários, mesas, tudo que uma casa tem, lareira, e alguns detalhes como roupas e etc. Veja como deve ficar:



Veja que tudo surgiu corretamente, mas tente por exemplo colocar uma chaleira em cima da mesa pelo layer 2... A mesa vai sumir pra dar lugar a chaleira, resolveremos isso então no layer 3. Simples e fácil, o layer 3 sobrepõe tudo que se encontra no layer 1 e 2, então observemos.



Veja que coloquei poucas coisas no layer 3, porque este só serve para sobrepor o que está no layer 2 e 1. Agora clique no layer 4 para ver como seu mapa ficará! Bonito não? Agora aprenderemos como usar eventos básicos da paleta de eventos, continue neste layer, e vá ao 1º mapa onde temos nossa barraca e árvores. Lá crie um evento na porta da barraca selecionando o quadrinho e apertando enter, uma tela irá aparecer... Vamos ver para que serve cada coisa.




Lá em cima como vemos nós daremos o nome ao evento, coloque assim, barraca 1 para testar. Embaixo vamos por enquanto abordar apenas a opção Iniciar quando, pois as outras são matéria para uma aula mais difícil.

1. Pressionar Tecla: Esta opção faz com que este evento só ocorra quando se apertar Enter no jogo, ou seja, este evento ficará sem funcionar até que isto aconteça.
2. Ao tocar herói: Esta opção diz que o evento vai ocorrer obrigatoriamente quando o Herói o tocar. Isso quer dizer que se nós chegarmos a ir à porta mesmo sem apertar enter o evento vai ocorrer!
3. Ao tocar evento: Esta opção serve mais quando queremos que monstros nos ataquem sem que nos movemos, dando mais realidade. Ou seja, mesmo que nós estivermos parado, se o evento chegar a tocar-nos ele irá acontecer
4. Início automático: Esta opção serve normalmente para criarmos uma pequena apresentação ao entrar em algum lugar, pois ela vai fazer com que o personagem não possa se mover até o evento sumir! Ou seja, ao entrar no mapa onde existe um evento de início automático, ele irá começar imediatamente e tu só poderás andar quando este estiver terminado.
5. Processo paralelo: Mesma coisa que um Início automático, mas permite que o personagem se movimente e faça outras coisas quando este é ativado, este processo normalmente é usado para tirar algum item quando se entra em algum mapa, ou até retirar algum componente do grupo que por algum motivo não conseguiu entrar no lugar, há inúmeras possibilidades.
Fim da PARTE 2

batataroxa
Admin

Mensagens : 37
Data de inscrição : 07/01/2009

Ver perfil do usuário http://brrpgmaker.forumeiro.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum